Nosso escritório teve a honra de assessorar a BIOFIX CONSULTORÍA no “Projeto Ilha do Bananal+”, que busca a preservação de dois milhões de hectares de reserva indígena e a melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem neste território.
Coube ao VRA, liderado por Guilherme Vinhas e Jeronimo Roveda, elaborar o Contrato de Parceria a ser celebrado entre a BIOFIX e as comunidades indígenas, para geração de créditos de carbono conforme o mecanismo REDD. Participamos das assembleias de consulta e aprovação do projeto junto às etnias da Ilha do Bananal (foto), representadas pelas Associações CONJABA, INY MAHADU, ICAPIB e APÃWA-TO.
As ações baseadas no mecanismo REDD promovem alternativas econômicas para os povos indígenas com base na valorização da “floresta em pé”, na recuperação de áreas desmatadas e no uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a melhoria nas condições de vida das pessoas que vivem nestas áreas.
Temos orgulho de ter participado de um projeto que reconhece a importância de respeitar e preservar a cultura, as tradições, os costumes e demais valores das comunidades indígenas e que, ao mesmo tempo, contribui para a preservação da floresta e a recuperação de áreas degradadas.
#carboncredit #créditodecarbono #carbonmarket #mercadodecarbono #REED #ESG